O corpo e a alma



Uma das marcas fortes da vida contemporânea é a obsessão em relação aos cuidados com o corpo. Assistimos a uma espécie de culto ao corpo, e uma veneração à estética. Não faltam dietas, academias, cirurgias plásticas, palestras para assegurar uma boa forma e uma boa aparência física.
Apesar de ser importante cuidar da saúde física e da aparência, a noção de vida saudável vai além dos limites do corpo. A saúde integral implica também cuidados com as emoções, com a alma, com os sentimentos. Com a vida interior.

Um dos princípios básicos das dietas alimentares é o corte de tudo o que é nocivo ao organismo. Não é possível um corpo sadio sem a eliminação de toxinas, do excesso de gorduras e de tudo o mais que comprometa a saúde por causa de uma alimentação inadequada. A saúde está no equilíbrio.

Se o corpo exige cuidados, como negá-los à alma? A alma também adoece. Alguns sentimentos são como toxinas com alto poder de contaminação. O orgulho, a amargura, a vingança e o ódio são apenas alguns exemplos de elementos tóxicos, que produzem uma obesidade mórbida em nosso interior.

Toda pessoa orgulhosa é doente, mas não se dá conta disso. O orgulho conduz ao isolamento e fundamenta-se numa grande ilusão; a pessoa pensa que é o que, de fato, não é. Por isso, o orgulhoso é um tolo que passa a vida fazendo mal a si mesmo. Libertando-se do orgulho, ele libera o coração para expressar sentimentos saudáveis.

Pessoas amarguradas vivem com a alma sangrando, gotejando lágrimas num eterno sofrer. A amargura produz ressentimentos, mágoas e o desencanto pela vida. Adoece o olhar, retirando-lhe o brilho e a beleza. Geralmente, a amargura revela incapacidade para perdoar e superar frustrações e dissabores.

A vingança é outro mal que deve ser extirpado de dentro de nós. O espírito vingativo é próprio de uma alma enferma. A vingança é a arma dos fracos, dos que não têm Deus no coração. A vida dá sempre muitas voltas; ela mesma se encarregará de esclarecer muitas coisas. Nada melhor do que um dia após o outro.

De todos os males que comprometem a saúde interior, nenhum é tão nocivo como o ódio. É uma espécie de tumor maligno na alma humana. É um câncer invisível que contamina toda a existência — corpo, alma e espírito. É irracional. É fatal.

Cuide bem do seu corpo, mas cuide da sua alma também. Desenvolva um estilo de vida saudável, elimine tudo o que contamina seu organismo. No entanto, não deixe sua alma adoecer. Combata as toxinas que comprometem seus sentimentos e suas emoções. Siga uma dieta a base do amor, do perdão e da alegria. Elimine sentimentos e emoções tóxicas. Tome uma decisão: entre ter razão e ser feliz, prefira ser feliz!!

Pr. Estevam Fernandes

Ad Code

Responsive Advertisement