Jesus - Do nascimento aos 14 anos (Parte I)



Adaptado da obra "Operação Cavalo de Tróia - Vol 4"

Author: J.J. Benitez

Ano 8

Em Março celebram-se as bodas de José e de Miriam (verdadeiro nome de Maria). Ela tinha treze anos de idade; ele, vinte e um.

Por meados do oitavo mês (marjesvan), em Novembro, pelo entardecer a jovem esposa recebe a misteriosa visita do anjo Gabriel, que lhe diz: "Venho a mando daquele que é meu Mestre, aquele que deverás amar e defender. A ti, Maria, trago-te boas notícias, pois que te anuncio que a tua concepção foi ordenada pelo céu. A seu devido tempo serás mãe de um filho".

Chamar-lhe-ás Yohosua (Jesus ou “Iavé salva”) e inaugurará o reino dos céus sobre a Terra e entre os homens. Disto fala apenas a José e a Isabel, tua parente, a quem também apareci e que bem cedo dará à luz um menino cujo nome será João. Isabel prepara o caminho para a mensagem de libertação que teu filho proclamará com força e profunda convicção aos homens. Não duvides da minha palavra, Maria, já que esta casa foi escolhida como morada terrestre desta criança do destino...

Recebe a minha bênção. O poder do Mais-Alto te apoiará. O Senhor de toda a Terra alongará até ti a sua proteção.

A todo o momento, Maria defendeu a concepção não humana do seu primogénito.

Durante algum tempo José não consegue entender como um menino nascido de uma família humana podia ter um destino divino. Num sonho, um brilhante mensageiro tranquilizou-o com as seguintes palavras: “José, apareço-te por ordem dAquele que reina agora nos céus. Recebi o mandado de te dar instruções sobre o filho que Maria vai ter e que será uma grande luz neste mundo. Nele estará a vida e a sua vida será luz da humanidade. De momento irá para o seu próprio povo.

Porém este o aceitará com dificuldade. A todos aqueles que o acolham lhes revelará que são filhos de Deus”.

O papel que deveria desempenhar aquele filho do destino, provocaria uma grave perturbação entre os mais chegados de José e de Maria. A maior parte dos seus familiares acolheu a notícia com cepticismo. 

Ano -7 

Em Fevereiro, Maria visita sua prima afastada, Isabel. Em Junho do ano anterior, o anjo Gabriel tinha aparecido igualmente a Isabel, comunicando-lhe o seguinte: Enquanto teu marido, Zacarias, oficia diante do altar, enquanto o povo reunido pede a vinda de um salvador, eu, Gabriel, venho anunciar-te que depressa terás um filho que será o precursor do divino Mestre. Dar-lhe-ás o nome de João.

Crescerá consagrado ao Senhor, teu Deus e, quando for adulto, alegrará o teu coração, pois trará almas a Deus. Anunciará a vinda do que cura a alma do teu povo e o libertador espiritual de toda a humanidade. Maria será a mãe desta criança e também a ela aparecerei. Três semanas depois, a futura mãe de Jesus regressava a Nazaré, definitivamente convencida do papel político e libertador, que desempenharia seu filho e João, seu lugar-tenente.

A 25 de Março nasce João.

Ao receber-se em Nazaré a ordem de recenseamento, José prepara a viagem a Belém, mas sozinho. Maria consegue convencê-lo, apesar de estar prestes a dar à luz.

Pelo amanhecer de 18 de Agosto metem-se a caminho, pelo Jordão, em direção à cidade de David.

Pelo entardecer de 20 de Agosto entram em Belém, alojando-se nos estábulos da pousada. Nessa mesma noite, a mulher de José experimentaria as primeiras dores de parto.

Pelo meio-dia de 21 de Agosto deu-se o nascimento de Jesus: o bekor, o primogénito de Maria.

Quando o bebê tinha a penas algumas semanas, recebe a visita de uns sacerdotes astrólogos provenientes de Ur da Caldeia.

Zacarias informa-os do lugar onde se encontra o rei dos Judeus e, depois de contemplarem o menino, regressam a Jerusalém, sendo interrogados por Herodes, o Grande. O edomita, tenta enganar os magos,, e estes desaparecem, rumo ao seu país. Os espiões de Herodes procuram insistentemente o menino. José, avisado por Zacarias, esconde Jesus na casa de seus parentes.

Angustiosa situação da família. José hesita entre procurar trabalho e instalar-se em Belém ou fugir.

Ano -6 

Desesperado perante a infrutífera busca do “outro rei”, Herodes ordena o censo da aldeia e a execução de todos os varões menores de dois anos que pudessem ser encontrados. O aviso de um funcionário” próximo da corte do edomita permite que José, Maria e o menino escapem a tempo. - 


No morticínio – acontecido em Outubro – perdem a vida dezesseis meninos. Jesus tinha catorze meses de idade.


A família instala-se na cidade egípcia de Alexandria, sob a proteção de parentes abastados. Ali permanecem durante dois anos. José aprende o ofício de empreiteiro de obras. A comunidade judaica acaba por conhecer o segredo de Maria e de José e tenta convencer os pais do filho da Promessa para que Jesus cresça e seja educado em Alexandria. Oferecem-Lhe um exemplar da tradição grega dos textos da Lei, de grande importância na posterior educação do jovem Jesus.

Maria tem a obsessão da integridade física do filho.

Ano -5

Transcorreu sem nenhum fato mais importante que nos levasse a citar 

Ano – 4. 

Em Agosto, terceiro aniversário de Jesus, a família embarca com destino ao porto de Jafa, a cerca de trezentas milhas de Alexandria. Primeira viagem por mar de Jesus.

Pelos finais daquele mês de Agosto, via Lydda e Emmaus, chegam a Belém.

Permanecem na aldeia durante todo o mês de Setembro. Maria é partidária de educar seu filho em Belém, mas José, pelo contrário, opõe-se, sugerindo o regresso a Nazaré.

O carácter violento do novo tetrarca – Arquelau -, sucessor de seu pai, Herodes, o Grande, decide José a partir para a Baixa Galileia. Maria tem de ceder. Por fim, nos primeiros dias de Outubro empreendem a viagem para Nazaré. Ao chegarem à aldeia encontram a casa ocupada por um dos irmãos de José.

Ano -3. 

Na madrugada de 2 de Abril nasce Tiago.

Por meados daquele Verão, José realiza um dos seus sonhos: montar uma oficina perto da fonte pública. Associa-se com dois dos seus irmãos. Os negócios prosperam.

Reúnem um grupo de operários e percorrem as aldeias e cidades próximas, trabalhando, principalmente, na construção de edifícios. Pouco a pouco José abandona os trabalhos de carpintaria.

Jesus começa a escutar os relatos dos viajantes e guias de caravanas que vêm à oficina de seu pai terreno.

Em Julho, uma epidemia intestinal obriga Maria a sair da povoação com os filhos, refugiando-se durante dois meses na herdade de um dos seus irmãos, perto de Sarid. Jesus estabelece especial “amizade” com um ganso. 

Ano -2

Na noite de 11 de Julho nasce Miriam. Prestes a completar cinco anos, Jesus faz a sua primeira pergunta sobre o mistério da vida e do nascimento dos seres vivos. A sua curiosidade insaciável levanta problemas a quantos o rodeiam.


A 21 de Agosto, no seu quinto aniversário, Jesus, de acordo com a lei, passa a depender de José no que diz respeito à educação moral e religiosa, e começa a aprender o ofício de seu pai. Maria inicia-o no cuidado pelas flores. Jesus garatuja as primeiras letras.

Primeira grande desilusão da criança. Naquele Verão, um tremor de terra sacode Nazaré. Seus pais não sabem explicar-lhe o que é um sismo. O seu constante fluxo de interrogações obriga José a esconder-se, fugindo assim às embaraçosas perguntas que lhe faz o seu infatigável filho.

Ano -1 

Maria recebe a visita de Isabel.

Primeiro encontro de João e de Jesus. Durante uma semana, as famílias fazem "planos” para o Libertador e o seu imediato”. João fala a seu primo de Jerusalém e da sua grandeza. Desde essa altura Jesus não cessa de perguntar: Quando viajaremos para Jerusalém?, Jesus manifesta o desejo "blasfemo” de falar diretamente com Deus. E chama-Lhe Pai,. José e Maria, aterrorizados, tentam dissuadi-lo de tal ideia.

Em Junho, José toma a decisão de ceder a oficina a seus irmãos, lançando-se na empreitada de obras. Maria opõe-se. Mas os ganhos da família melhoram consideravelmente.

Jesus acompanha José em muitas das suas viagens de negócios pela região.

Breve postaremos a segunda e última parte

Ad Code

Responsive Advertisement