10/02/2016
Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor.
Josué 9.14
Esta sentença é tão curta que pode ser facilmente ignorada, no entanto é a chave de toda a história: os israelitas “não consultaram o Senhor”.
Josué não deveria ter sido tão ingênuo; eles estavam em guerra e precisavam da orientação de Deus a cada passo. Mas dessa vez os viajantes, os heveus, tinham vindo de longe. Seus alimentos estavam mofados, seus odres de vinho estavam velhos e rachados, e suas roupas e sandálias, gastas. Não ocorreu aos líderes de Israel que estivessem sendo enganados. Os israelitas foram iludidos porque não pediram a orientação de Deus para a tomada de decisão.
Você já se viu em apuros por não ter pedido a Deus sabedoria e direção? Você teria tomado uma decisão melhor se tivesse “consultado o Senhor” no escritório, na sala de aula ou no namoro? A passagem deixa implícito que, se os israelitas tivessem pedido orientação a Deus, teriam descoberto o que estava acontecendo.
Deus quer fazer parte de suas decisões. Nenhum assunto é insignificante demais para levar a Deus. Ele pode ver o quadro completo, e você não. Ele vê o futuro, e você não vê. Ele é seu Pai celestial e quer estar envolvido em cada aspecto de sua vida.
Deseja ajudá-la a evitar as armadilhas que surgem ao agir sem consultá-lo. Ore todos os dias para que o Espírito de Deus a oriente em cada decisão que tomar.
Pai ajuda-me a te consultar sobre todas as coisas em vez de me precipitar e procurar resolver tudo sozinha, mesmo nas pequenas coisas aparentemente fáceis de lidar.
Ajuda-me a não cair nessa armadilha do inimigo.
Leia Josué 9 e reflita.
Fonte: Leituras diárias com Stormie Omartian
Leia mais sobre a autora