Dicionário Teológico de Juanribe Pagliarin - Letra B


BATISMO NAS ÁGUAS:

Ato requerido pela Justiça de Deus, que todos devem cumprir, sem exceção.

Até Jesus, aos trinta anos, fez questão de ser batizado nas águas para “cumprir toda Justiça”. 

O batismo só deve ser ministrado em pessoas que Jesus: A Vida Completa creem, porque Jesus disse: “Quem crer e for batizado, será salvo”.

Note que primeiro a pessoa deve crer e depois ser batizada. Por isso, descarta-se o batismo de pessoas que não podem crer, como bebês e mesmo adultos que não creem. 

Exige-se também arrependimento de quem se batiza.

A palavra “batismo” vem do grego baptismós e significa “imersão”. 

Em latim, a palavra é baptismu e tem o mesmo significado. 

Tanto o Catholic Dictionary como demais dicionários bíblicos, e mesmo dicionários seculares como o Aurélio, concordam que a palavra “batismo” quer dizer “imersão”. 

Um dos significados espirituais do batismo nas águas é o sepultamento da velha criatura e é evidente que em um sepultamento se deve cobrir totalmente o cadáver.

Assim como não se sepulta um cadáver com um pouquinho de terra na testa, também não se batiza uma pessoa com gotinhas de água na fronte. 

A saída da água da pessoa batizada representa a sua ressurreição para uma nova vida com Cristo. 

O batismo, levado a termo de acordo com essas condições, deve ser realizado uma única vez na vida da pessoa.

BATISMO COM ESPÍRITO SANTO E COM FOGO:

Este batismo superior não é executado por homens, como o batismo nas águas, mas somente pelo Senhor Jesus. 

João Batista deu testemunho: “O que me enviou a batizar com água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito Santo, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus”. 

Depois de ressuscitado e antes de subir aos céus, Jesus mandou que os que nele cressem esperassem até que do alto fossem “revestidos de poder”. 

“Revestir” significa “vestir de novo”.

É claro que, quando somos salvos, o Espírito Santo passa a fazer parte da nossa vida, através de uma morada interior. 

Isto não é pouco, mas também não é tudo. 

Que testemunhas seríamos, sendo salvos, mas levando uma vida de derrotas, doenças e humilhações? 

Ele nos quer revestidos, como testemunhas poderosas de que Ele está vivo!

Ele vestiu o nosso interior com o Espírito Santo e quer vestir-nos de novo com a sua presença. 

Mas não com a presença do Messias sofredor e, sim, daquele que recebeu todo o poder no céu e na terra. 

Ao nos revestir, ainda que sejamos fracos, passamos a exibir todos os atributos daquele que nos vestiu de novo.

Este revestimento de poder capacita a pessoa que crê com diversos dons, inclusive o de falar em novas línguas.

Quando somos contemplados no mundo espiritual, especialmente pelo adversário, não somos nós que aparecemos, mas, sim, aquele que nos revestiu. 

Esta é a segunda fase do seu processo em nossa vida cristã: depois da salvação, o batismo com o Espírito Santo é a experiência mais importante na vida do cristão e deve ser buscado com perseverança e paciência, bem como os dons do Espírito.

BATOS

Um bato é igual a trinta e sete litros. Jesus usou esta referência de medida na parábola do mordomo sagaz. Cem batos (ou cem medidas) de azeite equivalem a três mil e setecentos litros.

BELZEBU

Nome atribuído pelos judeus ao principal dos demônios. 

O nome foi criado como corruptela de Baal-Zebube, ídolo protetor dos inimigos filisteus. “Baal” quer dizer “senhor” e “Zebube”, “moscas”. Baal-Zebube seria, então, o protetor contra as pragas. 

Como a palavra zibbull quer dizer “estrume”, os judeus faziam diversos trocadilhos com o ídolo Baal-Zebube, chamando-o de Baalzibbul, ou “senhor do estrume”.

O nome evoluiu até Belzebu. Os inimigos de Jesus, por inveja, acusaram-no de expulsar demônios por Belzebu. 

A resposta do Senhor comprova que Belzebu e Satanás são a mesma pessoa, mas ele declarou que creditar suas maravilhas ao Diabo era blasfêmia contra o Espírito Santo.

BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO:

É atribuir a Belzebu ou ao Diabo o crédito por sinal, maravilha ou prodígio que o Espírito Santo operou ou está operando. 

É pecado eterno, sem resgate, que Jesus deixou fora da cobertura da Cruz.

BODAS DO CORDEIRO:

O casamento de Cristo com a sua noiva: a Igreja. 

Esta festa nupcial acontecerá após o arrebatamento dos salvos e o Tribunal de Cristo. 

As suas bodas serão interrompidas para que Cristo venha visivelmente a Jerusalém e salve o povo judeu, ameaçado da extinção pelo anticristo.

Fonte: extraído do livro de Juanribe Pagliarin

Ad Code

Responsive Advertisement