Paz em seus corações


Meus pais foram casados por 55 anos. Uma manhã, minha mãe estava descendo para fazer o café da manhã do pai, ela teve um ataque cardíaco e caiu. Meu pai a pegou o melhor que pôde e quase a arrastou para dentro do caminhão. A toda velocidade , sem respeitar os semáforos, ele a levou ao hospital.

Quando ele chegou, infelizmente ela não estava mais conosco.

Durante o funeral, meu pai não falou; seu olhar estava perdido. Quase não chorou.

Naquela noite, seus filhos se juntaram a ele. Num clima de dor e nostalgia, recordamos belas anedotas e ele pediu ao meu irmão, teólogo, que lhe dissesse onde estaria mamãe naquele momento. Meu irmão começou a falar sobre a vida após a morte e adivinhar como e onde ela estaria.

Meu pai ouviu atentamente. De repente, ele nos pediu para levá-lo ao cemitério.

Pai!" nós respondemos, "são 11 da noite, não podemos ir ao cemitério agora!"

Ele levantou a voz e com um olhar vidrado disse:

"Não discuta comigo, por favor, não discuta com o homem que acabou de perder a esposa e companheira de 55 anos."

Houve um momento de silêncio respeitoso, não discutimos mais. Fomos ao cemitério, pedimos licença ao vigia noturno. Com uma lanterna chegamos ao túmulo. Meu pai a acariciou, rezou e disse aos filhos, que assistiram emocionados à cena:

"Foram 55 anos... sabe? Ninguém fala de amor verdadeiro se não faz ideia de como é dividir a vida com uma mulher."

Ele fez uma pausa e enxugou o rosto. "Ela e eu, estávamos juntos naquela crise. Troquei de emprego...", continuou. "Fizemos as malas quando vendemos a casa e mudamos de cidade. Compartilhamos a alegria de ver nossos filhos terminarem suas carreiras, lamentamos a partida de entes queridos lado a lado, oramos juntos na sala de espera de alguns hospitais, nos apoiamos na dor, nos abraçamos a cada natal, e perdoamos nossos erros... Filhos, agora passou, e estou feliz, sabe por quê?

Porque ela saiu antes de mim. Ela não precisou passar pela agonia e dor de me enterrar, de ficar sozinha depois da minha partida. Eu vou passar por isso, e agradeço a Deus. Eu a amo tanto que não gostaria que ela sofresse..."

Quando meu pai terminou de falar, meus irmãos e eu tínhamos lágrimas escorrendo pelo rosto. Nós o abraçamos e ele nos confortou: "Tudo bem, podemos ir para casa, foi um bom dia."

Naquela noite compreendi o que é o verdadeiro amor; está longe do romantismo, não tem muito a ver com erotismo, nem com sexo, antes está ligado ao trabalho, ao complemento, ao cuidado e, sobretudo, ao amor verdadeiro que professam duas pessoas realmente comprometidas.

Paz em seus corações.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement